Bateria com 1.000 km de autonomia e recarga em 10 minutos já tem produção
As baterias Qilin da CATL tem uma densidade energética de 255 Wh/kg e fará sua estreia na minivan Zeekr 009
A CATL iniciou oficialmente a produção da sua nova bateria Qilin. Trata-se de uma unidade de alta densidade energética que promete entregar uma autonomia de até 1.000 quilômetros. Ao menos, é o que a empresa diz, assim como fontes chinesas próximas de uma das maiores fabricantes de baterias do mundo.
A bateria Qilin deve fazer a sua estreia na Zeekr 009, uma minivan gigante da marca premium da Geely, que começou a ser produzida em janeiro e será entregue aos clientes no final de 2023.
Melhor que a 4680 da Tesla
A bateria Qilin é, de certa forma, revolucionária. Não porque introduz novas tecnologias ou soluções técnicas, e sim por representar o "estado da arte" das baterias atuais de íon-lítio. Basta dizer que, segundo o que a CATL declara, a Qilin tem uma densidade de 255 Wh/kg, que é ainda maior do que as células cilindricas da Tesla, que tem cerca de 244 Wh/kg.
Este nível de performance é garantido por uma arquitetura otimizada nos mínimos detalhes para garantir uma porcentagem de material ativo de 72% em relação ao volume. É um recorde entre as baterias que foi alcançado graças à uma série de cuidados. Por exemplo, ao buscar formas de compartilhar alguns componentes entre vários elementos dentro da bateria, os engenheiros chineses conseguiram aumentar a capacidade energética em 6%.
Recarga em 10 minutos
Outro dado surpreendente da nova bateria da CATL é o seu tempo de recarga. A empresa diz que uma carga de 10% a 80% leva somente 10 minutos - desde que esteja usando a versão mais cara, de íon-lítio.
O design particular deste conjunto de baterias também é capaz de usar células de lítio-ferro-fosfato (LFP), que tem uma performance pior, mas também com um custo de produção mais baixo. A CATL atualmente produz uma que tem uma densidade energética de 160 Wh/kg.
Embora faça sua estreia em um carro da Zeekr, não será usada somente pela marca de luxo da Geely. A CATL já tem um acordo para fornecer as baterias Qilin para a Li Auto, uma startup chinesa criada em 2015 que produz somente carros elétricos. Fabricantes ocidentais como Honda e Mercedes-Benz já anunciaram parcerias para usar as baterias da CATL, então não seria estranho ver a nova tecnologia nestas marcas no futuro.
Galeria: Bateria QIlin da CATL
RECOMENDADO PARA VOCÊ
Tesla está secretamente trocando as baterias das primeiras Cybertruck
Tesla Cybertruck explode no Trump Hotel em Las Vegas (EUA)
Durabilidade das baterias de carros elétricos surpreende em novos testes
"Híbridos são beco sem saída", diz padrinho do Nissan Leaf
2025 será o ano-chave para as baterias sólidas nos carros elétricos
Kia chama novo EV9 para recall porque esqueceram de prender os bancos
Entenda porque a reciclagem de baterias é questão de sobrevivência